segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Metallica e os clássicos

O contato entre bandas de Rock / Metal e orquestras já acontece há um certo tempo e tem trazido resultados bem interessantes e versões curiosas.
A Orquestra Sinfônica de Londres, por exemplo, fez muitas gravações com interpretações de clássicos do rock, existe inclusive uma caixa com 5 CD's.
Led Zeppelin, Beatles, Pink Floyd, até mesmo Slayer e Sepultura, tiveram suas músicas transcritas para instrumentos clássicos. Pessoalmente, prefiro quando estas versões são tocadas por grupos de Câmara (quartetos, quintetos, ect), arranjos orquestrais deixam algumas coisas "polidas" demais para o Rock.

Porém, este post é dedicado a umas das bandas que mais atraí os músicos eruditos: o Metallica.    

Não sei se foram os primeiros, mas o Apocalyptica chamou a atenção em 1996 quando lançou o disco "Plays Metallica by four Cellos". Aliás, o violoncelo é um instrumento bem interessante para se tocar esse tipo de música, pois pode-se conseguir um sonoridade bem rústica, próxima a da guitarra.

Apocalyptica


Em 2006 duas harpistas resolvem fazer um arranjo para Fade to black e acabam gravando um disco inteiro em tributo ao Metallica.

Harptallica



Rodrigo, Gabriela e Trujillo


Tem até coral!



Pra finalizar, Metallica tocando The ecstasy of gold, obra de Ennio Morricone que foi trilha sonora do filme western The Good, the Bad and the Ugly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário