quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Eletroacustica

Este post será dedicado à um capitulo importante da música do século passado, a música eletroacustica.

O desenvolvimento dessa arte sonora está intimamente ligada à tecnologia, como o nome já diz, não haveria música eletroacústica sem eletricidade.
Já na segunda metade do século XIX surgem tentativas de criar instrumentos elétricos, uma busca por novos timbres. Nessa época também Thomas Edson constrói alguns protótipos capazes de registrar precariamente o som.
No século XX a sociedade convivia com o trauma de duas Guerras Mundiais. No campo das artes surgia a vontade de quebrar paradigmas, como também o questionamento  (lembra do mictório e do banco com roda de bicicleta de Duchamp?) e a busca por novas formas de expressão, o novo era uma obsessão.


Muita coisa usada na música de hoje provém dessas engenhocas e experimentações. Os compositores eletroacústicos desenvolviam (e ainda desenvolvem) novos instrumentos, como o Theramin; manipulavam o som de instrumentos tradicionais alterando frequências e criando novos timbres - algo semelhante aos pedais de efeito de guitarra; e manipulavam também fitas de gravação, os primórdios do sample.


Veja como funciona um Theramin



Theramin numa banda de rock



Aqui um trecho, com interação entre orquestra e áudio pré-concebido, de "Deserts" de Edgard Varese.



Etude Noire, de Pierre Schaefer. Sons de piano, orquestra e, simplesmente, ruídos. Uma viagem um tanto quanto sinistra!



Jorge Antunes, compositor brasileiro.



As bandas de rock psicodélico tiveram muita influência deste gênero.
 

Este exemplo do Pink Floyd mostra como aos poucos a música eletroacústica foi incorporando-se à cultura popular. Hoje seu legado se faz presente no Techno (e demais derivações), e até mesmo no metal, o chamado Metal Industrial.

Confesso que não conheço praticamente nada de Industrial, as únicas bandas que me lembro são Rammistein e Mortiis. Quem aprecia este estilo pode indicar bandas nos comentários ;-) 

*última dica: meu amigo Felipe Missali tem um programa de rádio que enfoca justamente este tema:  http://espacominimo.podomatic.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário